A estética dental tem ganhado cada vez mais importância na vida das pessoas e atualmente deixou de ser um privilégio dos famosos. Um sorriso branco e perfeito já virou sinónimo de saúde, simpatia e até de confiabilidade. Já é fato comum políticos recorrerem à estética dental para passar uma imagem mais amigável e confiável.

Porém, a estética dental não está restrita a artistas e políticos. Cada vez mais pessoas têm recorrido à estética dental para aumentar sua auto-estima e até melhor seu relacionamento social. Muitas pessoas com dentes escurecidos e problemas na arcada dentária perdem a auto-estima e até podem ficar com vergonha de sorrir e ter problemas de relacionamento interpessoal por causa disso. Com a evolução das técnicas, a estética dental está cada vez mais popular e acessível a um público maior.

Dentre as aplicações mais comuns da estética dental encontram-se o clareamento e a correção do posicionamento dos dentes. Os sistemas de tratamento utilizam desde aparelhos fixos e removíveis até técnicas mais avançadas de clareamento dental a laser.

Porcelanas e resinas compostas tiveram um papel importante na evolução da estética dental, pois com a atual variedade de cores desses materiais pode-se chegar bem próximo de um dente natural.